domingo, 26 de julho de 2009

VENENO ANTIMONOTONIA...

Muita coisa boa rolou essa semana (já, já eu conto!), mas tem uma que foi mais que especial.
Não sou crítica de teatro. PONTO. Sou uma amante da vida. PONTO.
Desde que soube que WAGNER MOURA estrearia
HAMLET, ansiei por assistir a montagem. Não por se tratar de um clássico, mas por sua reinvenção. Pelo tesão com que ele falava do projeto.
Última parada: Salvador! E eis que, quando me dei conta, os ingressos estavam esgotados há dois dias (embora faltassem 20 para a apresentação!): frustração. Sessão extra: esperança. E dos ingressos esgotados em um dia, conseguimos comprar dois, na última fila: paciência...
Confesso que, chegada a hora, bateu desânimo, cansaço, aliados à já conhecida dor de coluna. Como enfrentar 3,5h de espetáculo, com aquele desconforto? Mas, não sou de me deixar abater tão fácil...
E fomos. E foi... O MÁXIMO!!
Que Shakespeare é atual, atemporal, ninguém discute. Fantástico mesmo foi testemunhar o sonho de Wagner ganhar forma. Ele não se contentou em atuar lindamente. Dentre outras coisas, assinou a tradução em parceria com o brilhante diretor ADERBAL FREIRE-FILHO e a professora de inglês Barbara Harrington. “Nossa tradução não privilegia o literário, mas busca a humanidade do que é dito. Não foi feito nenhum corte, mas conseguimos deixar o texto mais comunicativo”, afirmou ele.
E, ao final do espetáculo, vendo o
TCA lotado de pessoas que aplaudiam em pé por incontáveis minutos, mais que satisfação, senti uma profunda emoção. Senti ecoando ali o espírito da arte, através da alma de Hamlet - não o rei, mas o príncipe.
E fui tocada por uma imensa felicidade, ao imaginar a trajetória deste talentoso baiano que, algum dia, certamente planejou encenar Shakespeare e também sonhou em apresentar-se naquele que, mais que um palco, é um templo sagrado... E fez do seu sonho uma realidade.
QUE VOCÊ NÃO SE PERCA DOS SEUS SONHOS - NEM DOS PEQUENOS, NEM DOS QUE PARECEM INATINGÍVEIS. ACREDITAR NELES É QUE TORNA NOSSA VIDA UMA SUCESSÃO DE PEQUENOS MILAGRES.
Beijos e uma rica semana para todos nós,

2 comentários:

  1. Que lindo, Claudinha !!! Nossa, que vontade de ver o espetáculo do Wagner Moura, gosto muuuito do trabalho dele na televisão e no cinema, mas o teatro é mais "pra valer", ali cara a cara com o público é que a gente vê os atores realmente bons. no teatro não tem como editar cenas, fazer de novo... tenho vários atores na família: minha irmã mais velha, o marido dela e o meu marido também. Então não preciso dizer que adooooro teatro !!! A gente não pode desisitir mesmo dos senhos, né ??? A vida sempre reserva lindas surpresas aos que sonham !!! Beijos e uma semana ILUMINADA !!! Ah, obrigada pelos "sempre lindos" comentários lá no blog, adooooro suas visitas !!!

    ResponderExcluir
  2. Claudinha...eu não consegui os ingressos...fico feliz por vcs, pelo Wagner Moura, pelo teatro...e ainda mais pelo seu post cheio de esperança, amor e milagres...
    Acredito como vc que a vida é sim feita de pequenos milagres!!!
    Bjos, Patti

    ResponderExcluir

Obrigada por sua atenção!
Deixe seu recadinho!
Lerei com o maior carinho...