terça-feira, 22 de setembro de 2009

GABRIELA, MINHA FLOR

Foi há 30 anos...
Estávamos eu e Mami sentadas na cama dela. Conversávamos, enquanto ela costurava uma roupinha de bebê e eu ajudava. De repente, ela contorceu-se, fez caretas, largou a costura e colocou as mãos na barriga. Daí em diante, não sei dizer o que aconteceu em detalhes... Só que, momentos depois, ela saiu para a maternidade e nós fomos ao mercado escolher chupetas e mamadeira cor-de-rosa.
Era uma época muito difícil de nossas vidas, por diversos motivos... Perdas inestimáveis e a sensação clara (mesmo para mim, aos 11 anos) de que tudo estava desmoronando...
Mas eis que, naquela tarde de 22 de setembro, nasce uma pequena flor para trazer luz e cor às nossas vidas - era como a Primavera. Suas mãos pequeninas chamaram nossa atenção e, logo, nossa Mãe disse com delicadeza que ela era muito especial e precisaria muito do nosso carinho e atenção.
1993: na minha formatura
Durante o 1o ano, passamos por um susto após o outro, pois as febres altas tinham que ser controladas a qualquer custo, para que as convulsões não a levassem embora recocemente . Acordávamos sobressaltados e eu, irmã mais velha, passava a noite ajudando minha Mãe ou olhando nossos irmãos, enquanto nossos Pais iam ao hospital.
Julho/2007: os 4 "Mosqueteiros - nós 2 com Beto e Gal
Foram tempos complicados, pois fomos morar no interior, onde não havia acesso a tratamento especializado. Por 2 anos, minha Mãe vinha todos os meses a Salvador, onde aprendia os exercícios de fisioterapia e fono, para colocar em prática lá em Paulo Afonso... Em época de chuva, as viagens chegavam a durar mais de 1 dia, por causa da longa estrada de barro. Não era fácil....
Sem contar que, no início, sofremos preconceito dentro da própria família. A doçura e convicção da minha Mãe foram determinantes para arrancar esse mal pela raiz. Gabi era o presente enviado por Deus à nossa família!
E nossa Mãe é uma guerreira, uma verdadeira heroína!
2009: com nossa Mami, momento "We're fashion!"
Junho/2009: com Papi e Lu, nossa Mami 2
Crescemos tratando Gabi simplesmente como nossa irmã caçula, exatamanete como seria se ela não tivesse Síndrome de Down. Nossa Mãe ensinou-nos a encarar suas diferenças como naturalidade e ela cresceu paparicada por nós e também por nossos amigos, cercada de muito amor e alegria!
2007: gulosa e feliz, com Paulo e Sidão
Estudou em escolas especializadas e em escolas ditas "normais", mas somos nós que sempre aprendemos com ela. Gabi é cheia de vida e personalidade! Estilosa, animada e divertida. Carinhosa, inteligente e sensível, é intensa e verdadeira. Autêntica, não agrada ninguém se não quiser fazê-lo.
2007: com seu sobrinho e afilhado Johnnie
2009: seu novo sobrinho e afilhado, Bob
2007: com Mami e quase todos os sobrinhos - Caio, Laís, Nane, Thaís e Éllen
Não há festa que não se transforme com sua chegada. Não há lugar que não se ilumine com sua presença. "Querida, cheguei!!!"
Estar com você é uma festa, Bimba!
"Adoro meu cunhado! Não fique com ciúme não, viu, irmã?!"
Meu niver de 39 anos: a palhaça é nossa Mãe...rs...
E nossas vidas, definitivamente, não seriam as mesmas sem ela. É a queridinha dos sobrinhos, dos irmãos, da família toda. É admirada, respeitada e amada por todos nós e por cada pessoa que tem a honra e satisfação de conhecê-la. Rouba minhas amigas...rs... e a cena em qualquer situação... "Mulher, sou eu, mulher!!"
Junho/2009: com nossa amiguinha Carla (larga que é minha...rs... 2 falsas!)
Fevereiro/2009: com Dida, outra amiga-irmã que ela "seduziu"
Ficaria o dia todo falando sobre essa Luz... Mas, ela está quase chegando! Se é que ela se vai...
Fica aqui meu agradecimento a Deus e à vida pela existência deste Ser raro. Nós que temíamos que fosse breve esta sua passagem (como alertavam os médicos), estamos em festa pela bênção de sua presença em nossas vidas nesses 30 anos!
2007 (?): nós 2 com nosssas Mamis 1 e 2...rs... Família feliz!
Gabinha, obrigada por ter nos escolhido, obrigada por ser quem você é! Obrigada por ser Amor e Luz!
Muita Saúde, Felicidade e vida longa! Que seu coração esteja sempre cheio de alegria, Querida!
Junho/2006: roubando a cena, para variar...rs...
AMO VOCÊ PARA SEMPRE E MUITO MAIS... Beijos!
Setembro/2008: "o seu amor me cura de uma loucura qualquer..."

8 comentários:

  1. Claudinha querida, vc é muito iluminada mesmo !!!
    Que linda esta homenagem pra sua irmã... e que pessoa linda e amada ela é !!!
    Menina, vc me emocionou de verdade.
    As pessoas "especiais" geralmente vem mais pra ensinar do que aprender... ela escolheu vcs, pois não haveria outro lugar melhor pra ela ser feliz !!!
    Sua mãe parece ser outra pessoa incrível, que família bonita !!!
    Bom, só posso desejar a GABRIELA muita saúde, muita energia e muita ALEGRIA !!!
    Obrigada por compartilhar essa linda história e me dar o prazer de conhecer a sua irmãzinha... que espero um dia poder abraçar pessoalmente !!!
    Lindas vocês, família de mulheres guerreiras e cheias de luz !!!
    Beijos, muitos beijos pra GABI , pra sua mãe e pra vc, minha querida xará !!!

    ResponderExcluir
  2. Claudinha, puxa, chorei... Muita luz para vcs! BJS ENORMES!

    ResponderExcluir
  3. Assim não vale né! Agora quem está com os olhos marejados sou eu sua danadinha!!!!! Claudinha o AMOR é o maior dos sentimentos de um ser HUMANO é tão bom saber que escolhemos pessoas que possuem este sentimento e sabem repassá-lo da forma mais Natural, como todos nós chegamos aqui.
    Querida costumo repetir sempre uma frase:
    Tudo o que temos está emprestado por Deus, ele nos dá conforme merecemos, más UM DIA temos que devolver tudo a ele.
    Só que existe o AMOR que este podemos doar a quem quisermos e será repassado...
    Gabi beijos no seu coração querida!
    Parabéns você ainda é uma gatinha!!!!!

    Bjs, bjs, bjs,
    Dri.

    ResponderExcluir
  4. Claudinha...vc é um ser de luz, e a luz atrás luz...Gabi veio trazer mais luz par vc e sua família linda...Ela é um presente que chega junto com a Primavera...vc me emocionou, agora...
    Saudades e bjos pra ti e pra Gabi, Patti

    ResponderExcluir
  5. Não há pessoa que conheça esta familia, e não sinta amada tb. Ter o privilégio de conhecê-los, não tem preço!
    Eu que convivi a minha adolecência toda com ela, só tenho que dizer: Valeu apena conhecê-los! Amo vcs de coração.
    Beijinhos carinhos.
    Alda Landim

    ResponderExcluir
  6. Claudinha vocês são uma lição de vida a ser seguida! é nessas palavras que vc escreve que a gente ainda tem fé nas pessoas!
    xero pra ti e sua familia maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Que linda a sua família, Claudinha!
    Faltou tempo pro papo, e nesses dias "pré-feira" até o marido tem que marcar hora... Mas nos vemos lá e aí, finalmente, colocamos os pingos nos "i"s!!!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Dinda, esse é o post mais lindo do seu blog ..
    A senhora disse tudo, e eu como uma besta, li tudo chorando ..
    Não tem na verdade como não chorar, Gabi é um ser que todos amam.
    Essa semana que passou estudando para uma avaliação de Biologia, que não é meu forte ... Um dos assuntos era aberração humana, Sinddrome de Down, para mim foi super facil falar sobre esse assunto ... Mas de repente estudando, eu li que pessoas vive de 30 a 40 anos, parei ali e comecei a chorar, perguntei a mãe se isso era verdade, no mesmo instante larguei mãe falando só e fui da um beijo no meu Dumdum, a maior felicidade daqui de casa, n~]ao poderia deixar de fazer essa atitude, quantas vezes eu estava triste, cheio de coisa na minha cabecinha, e ela vinha com um sorriso no rosto, me chamando de Lalay e me fazendo sorrir ... Ela foi um presente que Deus mandou em nossas vidas ... E a melhor felicidade ... Eu amo essa menina linda, até mesmo quando ela ja acorda dizendo que não está bem, o que não impede de nos fazer rir ... Ela não só é " Especial " pelo caso de ter suas limitações, que não é bem limitação, e sim " ESPECIAL " por completo !

    ResponderExcluir

Obrigada por sua atenção!
Deixe seu recadinho!
Lerei com o maior carinho...