sexta-feira, 18 de junho de 2010

SARAMAGO...

Hoje SARAMAGO fez sua passagem. Que ele siga em Paz!
Manifesto aqui meu respeito e admiração por sua obra, por sua sensibilidade e devoção à literatura e às causas que defendia.
Deixo aqui a última publicação feita em seu blog (ele havia dado um tempo como blogueiro, para dedicar-se a escrever um novo livro).
PENSAR, PENSAR (Por Fundação José Saramago)
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma." (Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008)
Particularmente, gosto muito destes 2 posts dele:
LIVROS (Por Fundação José Saramago)
"Começar a ler foi para mim como entrar num bosque pela primeira vez e encontrar-me, de repente, com todas as árvores, todas as flores, todos os pássaros. Quando fazes isso, o que te deslumbra é o conjunto. Não dizes: gosto desta árvore mais que das outras. Não, cada livro em que entrava, tomava-o como algo único." (El País Semanal, Madrid, 29 de Novembro de 1998)
HUMANIDADE (Por Fundação José Saramago)
"Têm razão os cépticos quando afirmam que a história da humanidade é uma interminável sucessão de ocasiões perdidas. Felizmente, graças à inesgotável generosidade da imaginação, cá vamos suprindo as faltas, preenchendo as lacunas o melhor que se pode, rompendo passagens em becos sem saída e que sem saída irão continuar, inventando chaves para abrir portas órfãs de fechadura ou que nunca tiveram." (In A Viagem do Elefante, Editorial Caminho, p. 223 - Selecção de Diego Mesa)
E recomendo a leitura do delicioso e levíssimo (acredite!!)
O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA. Um livro fininho, mas profundo e que suscita belas reflexões... Uma ótima leitura para o fim de semana!
Beijinhos

2 comentários:

  1. Espero que ele possa descansar em paz e, quem sabe um dia, possamos voltar a ler seus escritos.

    ResponderExcluir
  2. É...hoje me repito, em vários blogues, assinalando que este é mais um QUE NÃO FOI: ele fica!
    Abraços,
    Tânia

    ResponderExcluir

Obrigada por sua atenção!
Deixe seu recadinho!
Lerei com o maior carinho...